A coisa mais importante que você pode fazer essa semana

church insideCremos, juntamente com o Breve Catecismo, que o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Cremos que a forma mais sublime de glorificá-lo em vida é adorando-o como igreja no dia do Senhor. A adoração corporativa do povo de Deus é o evento mais importante do qual podemos fazer parte.

É lógico que existem outras formas de glorificar a Deus. O glorificamos quando mantemos comunhão com Ele em casa individualmente e como família, quando estudamos ou trabalhamos honestamente, quando fazemos as tarefas domésticas com alegria, quando educamos nossos filhos piedosamente, quando comemos e bebemos com gratidão, quando nos divertimos positivamente, quando compartilhamos nossa fé em amor, etc. Tudo vem do Senhor, e tudo é dele! Então tudo pode ser bom, e em tudo podemos exaltar o Seu nome.

Ainda assim Deus separou um dia, o abençoou e o santificou. O dia do Senhor é um dia separado dos outros, um dia à parte. Nos outros dias caminhamos com Deus e o servimos também, mas o domingo é especial. Como povo de Deus somos convocados à Sua presença semanalmente, para renovarmos nossa Aliança com Ele e Ele conosco. Fazemos isso em humildade e amor, preservando a unidade do Espírito e nos esforçando para que alcancemos unidade de fé.

O culto público é o ponto alto da semana, ou melhor, o culto público é o ponto alto de toda a nossa vida. Talvez você ache isso um exagero, mas pense comigo. Qual é o fim principal do homem? E qual é a missão da igreja? Você já parou para pensar que a evangelização do mundo não é um fim em si mesma? Nem mesmo a salvação das almas. Nem o descanso, o trabalho, ou até mesmo a família e os amigos. O propósito central de Deus é formar um único povo que o adore, ou seja, que o glorifique e se alegre nele para sempre. O fim principal do homem é a adoração. Em adoração cumprimos o propósito para o qual fomos criados. Em adoração encontramos alegria duradoura. A evangelização e a salvação das almas é um meio, um meio importante, para que o propósito maior da adoração a Deus seja alcançado. As demais coisas (descanso, trabalho, família, amigos, etc) podem ser bênção se dermos a elas o valor que merecem. Deus vem em primeiro lugar. Quando invertemos as coisas o que poderia ser bom pode se tornar a razão da nossa ruína.

Participar da adoração do povo de Deus é ter um gostinho da eternidade. É quando temos o privilégio de praticar hoje o que iremos praticar para sempre. Se você não tem um coração para o culto a Deus, o que te faz pensar que de fato almeja a eternidade com Ele? A reunião do povo de Deus no domingo é uma antecipação do que viveremos na eternidade. Almejar aquilo significa ter prazer nisto.

Quando falamos da centralidade da adoração é isso que queremos dizer. O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Em vida o que mais se aproxima disso é a adoração corporativa do povo de Deus no dia do Senhor.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s